Coisas. Coisas Várias. Coisas para Elas. Coisas para Eles. Coisas de Cultura. Coisas de Beleza. Coisas de Moda. Coisas de Arte. Coisas de Sociedade. Coisas para se Gostar Muito. Coisas para se Gostar Menos. Coisas da Vida.
quarta-feira, 10 de julho de 2013
Livraria Bertrand. Casa de Livros.
A mais antiga livraria em actividade, esta "casa de livros". Como tal, sendo "casa de livros", é casa de muitas coisas. Coisas variadas, tais como: a procura pelo Saber; a Vivência, que outros tão bem souberam descrever através da escrita; o Viajar por outros lugares, que não os nossos habituais; ou tão simplesmente, o Prazer simples de uma leitura despreocupada.
É um lugar de Poesia, de Prosa, do Intelecto, do Prosaico também - no sentido do banal, do trivial.
É um lugar de acolhimento, no qual somos recebidas/os com um "bem-vindo-sempre", estampado nos rostos de quem por lá faz dos livros e da actividade de livreiro, a sua profissão.
Com uma vasta rede de lojas, conserva a "Casa Mãe", situada no coração do Chiado, num edifício antigo, cujo interior cheira a madeira e a papel. É agradável, muito agradável, ir até à "Livraria Bertrand".
O atendimento é muito bom, e existem as vantagens para as/os que são Clientes Bertrand - existe um cartão de fidelidade. Esse cartão dá, a quem o obtenha, sem qualquer custo, algumas vantagens: uma percentagem fixa na compra de qualquer livro, e percentagens variáveis, consoante as acções promocionais em vigor, que permitem obter o desconto respectivo nas compras efectuadas após o primeiro dia a seguir á compra inicial. Para além destes descontos, as/os Clientes Bertrand, são informadas/os de lançamentos, eventos e diversas acções.
É um lugar a visitar, esta "casa de livros". Pela sua história, pela tradição, pelo bem estar que nos proporciona.
Fundada em 1932, com o nome de "Livraria Bertrand SARL", a sua história remonta, no entanto, ao ano de 1732, ano no qual Pedro Faure abre a primeira livraria, na junção entre a Rua Direita do Loreto e a Rua do Norte, em Lisboa. Nos anos que se seguiram a este projecto embrionário, acontece a sociedade entre Pedro Faure e os irmãos Bertrand, dando origem à "Livraria Pedro Faure e Bertrand" - anos 1740 - 47.
Após a morte de Pedro Faure, a livraria passa a chamar-se "Irmãos Bertrand", e no decorrer dos anos 1770 e 1773, passa a situar-se na Rua Garret.
Com um percurso evolutivo ao longo de décadas, passou pela criação de uma tipografia própria, de secção de encadernação, pela difusão por várias cidades do País - no Continente e Ilhas - pela abertura de uma loja em Espanha, Barcelona (Março de 2009), aquisição de armazéns, escritórios e secções de distribuição, fusão de sociedades livreiras e integração do Grupo Círculo de Leitores.
O grupo detentor da "Livraria Bertrand", foi ganhando um lugar de destaque na área do comércio e distribuição livreira - hoje em dia, a "Livraria Bertrand" tem mais de 50 lojas.
Com uma história rica, construída também, por quem fazia da "Livraria Bertrand", um lugar de visita obrigatória e de tertúlia. Recebeu, ao longo dos anos, as visitas assíduas de vários notáveis: Alexandre Herculano, Oliveira Martins, Eça de Queiroz, Antero de Quental, Ramalho Ortigão, Aquilino Ribeiro, Fernando Namora, Urbano Tavares Rodrigues, José Cardoso Pires.
Sendo, incontornávelmente, a mais emblemática livraria de Portugal, oferece-nos um vasto sortido de obras publicadas na Língua Portuguesa, Francês, Inglês e Espanhol.
Em 2010, é-lhe atribuído o Certificado do "Guiness World Records" para "os mais antigos livreiros em actividade", e a "Livraria Bertrand" do Chiado recebeu a honorável classificação de "a mais antiga livraria em actividade"
http://www.bertrand.pt/
Boa(s) leitura(s)!
Obrigada.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário