domingo, 14 de julho de 2013

A Vida é Bela...4. We Do Day.



Todos os anos - uma vez por ano - o "We Do Day", percorre várias cidades nos Estados Unidos e Canadá. O evento, organizado pela associação "Free The Children", tem como objectivo reunir milhares de crianças e jovens, para participarem da exposição e debate dos problemas relacionados com as condições precárias da vida de milhares de crianças. No "We Do Day" são, também, propostas soluções para este problema, assim como são angariados fundos com vista a levar a cabo iniciativas que visam melhorar a vida das crianças, em países como o Equador, o Ghana, Haiti, Kenia, Nicarágua, Sierra Leone, na Índia e China.





                                                      





Neste evento anual, têm vindo a participar várias figuras públicas: Al Gore, Dalai Lama, Elie Wiesel; e artistas: Demi Lovato, Justin Bieber, Jennifer Hudson e Nelly Furtado.






                                                       






                                                






                  







                                                                 






                                                                    




http://www.weday.com/




A Vida é Bela, quando sabemos de pessoas especiais.





                                                                        





Uma dessas pessoas é Graig Kielburger, fundador da organização "Free The Children". Tudo começou em 1995, quando Craig Kielburger, com apenas 12 anos, num dia comum, à partida igual a tantos outros, leu uma notícia chocante no "Toronto Star". Uma notícia que viria a alterar a sua percepção da vida e a sua postura face a ela. A notícia reportava o assassinato de um menino paquistanês, da mesma idade de Graig - 12 anos - por se ter manifestado contra o trabalho infantil no seu país. Iqbal Masih, trabalhava numa fábrica, e, tal como muitos/as outros/as meninos/as, era sujeito à obrigatoriedade de trabalhar árduamente, em condições desumanas.



Graig não conseguiu pôr de parte, na sua cabeça, a dramática história de Iqbal, e o fim cruel e trágico da mesma. Nesse mesmo dia, reuniu-se com os colegas de turma, e questionou "O que podemos fazer em relação a isto? Quem quer ajudar?".



Foi este o embrião da organização "Free The Children", cujo lema é, desde então, "Children helping Children". "Free The Children" é uma organização criada e mantida por crianças e jovens empenhadas/os em libertar outras crianças e jovens, vitimas de abusos, exploração, impedidas de serem crianças.



A partir daí, Graig e o seu irmão mais velho, Marc, têm sido os porta-voz das crianças desprotegidas e tantas vezes esquecidas. Anualmente, é organizado o evento "We Do Day", enchendo estádios, com o objectivo de angariar fundos através de várias iniciativas: venda de produtos, voluntariado.



São crianças a ajudar crianças, e esse lema que sustenta o projecto, conseguiu, ao longo destes anos de actividade, angariar fundos que permitiram a construção de mais de 650 escolas em comunidades rurais de diversos países. Paralelamente, implementou a iniciativa "Adopt a Village", assente nos pressupostos: Educação; Saneamento e Água Potável; Saúde; Fontes Alternativas de Rendimento e Sustentabilidade; Agricultura e Acesso a Alimentação.



Este projecto, um dos vários que a "Free The Children" promove, tem vindo a conseguir a edificação de escolas, a prestação de cuidados médicos, e o encorajamento na criação de programas de apoio às comunidades em desenvolvimento, com o intuito de libertá-las da profunda probreza e dar ás crianças dessas comunidades, as condições necessárias para terem uma vida saudável, e que os seus direitos fundamentais sejam respeitados.




"Me To We" é outro dos programas criados pela organização. Neste programa, crianças e jovens são motivados a visitar, inseridos num programa de férias de verão, os países mais desfavorecidos, e terem a oportunidade de tomar consciência da realidade vivida nesses países, contribuindo para a sensibilização para assuntos relacionados com o Desenvolvimento Global e Temas Sociais. Esta iniciativa faz com que as crianças e jovens regressem mais conscientes e mais motivadas/os a contribuir para a causa, ao mesmo tempo que impulsiona a divulgação junto dos amigos e parentes.



Em 1999, Graig Kielburger, com 16 anos, escreveu um livro, "Free The Children", no qual descreve a sua experiência durante a viagem que tinha feito, quatro anos antes, ao Sul da Ásia, com a intenção de estar mais próximo e de conhecer "in loco" as condições de vida das crianças das zonas rurais mais pobres. Foi, no seguimento desta viagem, e no seu regresso, que Graig obteve o reconhecimento e a atenção dos media, por toda a América.



O site "Me To Me" conseguiu angariar mais de 5 milhões de doláres, e a página no Facebook do "We Do Day" reuniu mais de 2 milhões de "Likes". A campanha "1 Like = 1 Dollar" permite a angariação de um dólar por cada "Like".





                                                           





Basta um "Like" para contribuirmos para uma Vida mais Bela.






Obrigada.



                                                                                                                                               

Sem comentários:

Enviar um comentário