Alexandre Dang, nascido em 1973, em Estrasburgo, é um dos artistas plásticos contemporâneos mais emblemáticos do Movimento Art Solar - Arte Solar.
Alexandre Dang, cujas peças moldadas em vidro não se limitam a reflectir a luz, utiliza a Tecnologia Fotovoltaíca nas suas criações. As suas peças adquirem Luz própria e Movimento, a partir da exposição à Luz Solar, sendo criados, desta forma, ambientes mágicos de intensa Luminosidade e de surpreendente Impacto visual.
Com formação na Área da Engenharia - Ecole Polytecnique de Paris e École Nationale des Ponts et Chaussin (Escola Nacional de Pontes e Rodovias) - Dang tem vindo a incorporar, nas suas criações artistícas, as mais avançadas tecnologias ligadas, sobretudo, à captação de Energia Solar, provocando uma fusão inusitada, mas cada vez mais necessária, entre Arte e Ciência. A este conceito estão inerentes óbvias preocupações ambientais: a Tecnologia Fotovoltaíca contribuí para um reduzido impacto ambiental, ao promover uma fonte inesgotável de energia "limpa".
Desde 2006 que o seu mais emblemático trabalho "Dança de Flores Solares" - uma instalação composta de campos de flores, concebidas em vidro, geradoras de energia -, tem vindo a percorrer todo o mundo: Expo 2010, em Xangai; Yesou, na Coreia do Norte, integrada na Exposição Especializada, em 2012; Palácio Real de Bruxelas; Estufas Reais de Larkens; Museu de Arte de Singapura; Palácio de Belas Artes em Bruxelas; Comissão Europeia; Parlamento e Conselho Europeu, sediado no Edifício "Justus Lipsius".
Em complementariedade com a sua Arte, Alexandre Dang tem vindo a interagir com diversas escolas e instituições, numa vertente pedagógica, virada para as preocupações ambientais - focando, em particular, a temática das Energias Renováveis.
Tem construíndo instalações - Conferência Internacional Sobre a Energia Solar e Festival Coleur Café - e participado na concepção e construção de edifícios ecológicos - Escola Europeia de Ucle, em 2008 e Escola Europeia Woluwe, em 2009.
Foi o fundador da Sociedade Solar Internacional, associação sem fins lucrativos, cujo objectivo é o de apoiar e promover a electrificação solar em países em desenvolvimento
"Campo de Miosótis Dançantes", Larkens - Bruxelas - 2009 |
"Girassóis Dançantes", Comissão Europeia - 2006 |
Palácio de Belas Artes, Bruxelas |
"Campo de Flores Dançantes", Museu de História Nacional de Mons, Bélgica - 2012 |
"As Flores Solares Dançantes", World Expo Shanghai - 2010 |
Alexandre Dang vive e trabalha actualmente em Bruxelas.
Obrigada.
Sem comentários:
Enviar um comentário